29/01/2003 10h44 – Atualizado em 29/01/2003 10h44
A forte chuva que atingiu o oeste paulista nos últimos dias causou vários danos às cidades da região. No município de Presidente Prudente, ela ocasionou um buraco de cem metros de comprimento por dez de profundidade.
O buraco aumenta a cada dia, por causa da erosão provocada pelo estouro de uma galeria de água. Moradores do lugar temem perder suas casas. De acordo com a Prefeitura, é necessário que a chuva pare para que obras, orçadas em R$ 500 mil, possam ser iniciadas. O governo da cidade, que está em estado de calamidade pública, prevê gastos totais de R$3milhões para recuperação do município.
No oeste paulista, o nível da chuva está 75% acima da média do mês de janeiro. Em Bauru, outra cidade da região, o Rio Bauru alaga ruas toda vez que chove.
No total, as chuvas causaram danos em 62 cidades. Oito municípios paulistas decretaram situação de emergência e dois estado de calamidade pública. Desde o início de dezembro de 2002, dezessete pessoas morreram no estado em decorrência das chuvas, e mais de 1.300 ficaram desabrigadas. Em toda temporada de chuvas do ano passado, morreram quatorze pessoas.
A chuva também aumentou os preços de verduras e frutas no estado, pois o excesso de chuva prejudica as lavouras.
Fonte: Terra




