29/01/2003 09h16 – Atualizado em 29/01/2003 09h16
Sem muito alarde, as companhias aéreas brasileiras deram início a uma guerra de tarifas nos vôos domésticos. A briga hoje é para trazer de volta os passageiros, que fugiram dos aviões depois dos reajustes de mais de 40% nas tarifas ao longo do segundo semestre do ano passado e a novidade é a participação mais ativa da Varig na disputa, oferecendo descontos de quase 70% em algumas rotas e rivalizando com a Gol nas tarifas.
Na TAM as tarifas promocionais estão condicionadas à compra do bilhete eletrônico e valem para 47 rotas. A maior agressividade da Varig na área comercial se deve mais ao problema de falta de passageiros do que à necessidade de aumentar o fluxo de caixa para sobreviver à atual crise financeira.
À exceção da Gol, todas as companhias perderam passageiros em dezembro de 2002, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. A queda no volume de assentos ocupados foi de 11,8%, enquanto a TAM perdeu 12,9% e a Vasp, 18,7% dos passageiros no fim do ano. Enquanto isso, a Gol, que quase dobrou a frota no ano passado, encerrando o ano com 19 jatos, aumentava em 105,5% o número de passagens vendidas.
Fonte: Campo Grande News




