22 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Paixão de 40 anos pelo skate

11/04/2003 16h37 – Atualizado em 11/04/2003 16h37

São 4,70 metros de altura de um lado e 4,40 do outro; 15 metros de comprimento por 16 de largura; e ainda tem uma inovação este ano: uma trave em um dos lados da pista!

Este é half-pipe que vai abrigar as feras para a Eliminatória Latino-Americana dos X-Games. Uma equipe de 10 pessoas demorou quase uma semana para erguer o palco. E sabe quem era um dos montadores? Sérgio Fortunato de Paula, o Sérgio Negão!

Negão é uma lenda do skate brasileiro. Com 40 anos, ele monta as pistas de competições Brasil afora e ainda encontra fôlego para competir. Nos X-Games realizados ano passado no Rio, ele terminou em terceiro no vert – atrás apenas de Lincoln Ueda e Sandro Dias. Mas foi quem mais levantou a galera com uma manobra dificílima que é a sua marca registrada: o 540 – uma cambalhota e meia no ar!

Mas não pense que montar a pista dá alguma vantagem a Negão: “Não tem segredo nenhum. A única diferença é que eu fico mais cansado que os outros”, lamenta.

Mesmo com o sucesso do ano passado, a vida de Sérgio não mudou muita coisa: continuou a mesma pedreira. “Falta um patrocínio mais sério para o skate se profissionalizar de vez. Não adianta termos bons atletas se não há quem incentive”, comenta.

O que mudou mesmo foi a evolução do skate brasileiro: “Tanto no número de adeptos quanto na variação de manobras”, aponta. Para ele, o nível técnico melhorou muito e a competição deste ano promete ser muito melhor e mais difícil.

“Este ano, não sei se conseguirei ir tão bem como no ano passado, mas espero ficar entre os 10 melhores”, planeja.

Será a segunda vez que Sérgio compete na praia. Acostumado a andar em galpões fechados, ele salienta que o vento, que traz areia, e o sol podem atrapalhar na hora de executar as manobras.

Sérgio Negão começou a andar de skate aos 19 anos, em São Caetano do Sul, interior paulista, de onde nunca saiu. As dificuldades e a idade avançada não o preocupam. Ele nunca parou para pensar em aposentadoria: “Enquanto eu tiver força de vontade, vou continuando”.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.