11.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 3 de julho de 2025

Comissão Mista sobre abuso sexual chega amanhã a Capital

01/10/2003 10h08 – Atualizado em 01/10/2003 10h08

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do Congresso Nacional, que tem como presidente a senadora Patrícia Saboya Gomes (PPS/CE) e relatora a deputada federal Maria do Rosário (PT/RS), estará reunida amanhã, dia 2 de outubro, a partir das 14 horas, no Plenário Deputado Júlio Maia da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul para debater sobre as redes de exploração sexual de crianças e adolescentes.

A presença da CPMI é parte integrante da audiência pública “Redes de Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” proposta pelo deputado estadual Pedro Teruel (PT/MS), mas se reveste de importância local ainda maior em decorrência da acusação que pesa sobre os vereadores campo-grandenses César Disney (PT) e Robson Martins (PSDB), que foram libertados ontem após quinze dias de prisão preventiva. Os dois são acusados de abusar sexualmente de uma menina de 13 anos. Também está sob investigação no mesmo caso o ex-atleta Zequinha Barbosa, que já foi indiciado pela Polícia Civil.

O Brasil detêm um triste recorde ao ser considerado um dos primeiros países do mundo em número de casos de prostituição infantil. Apesar dos esforços do Poder Público constituído, em todos os setores e esferas, comprometidos com a execução de políticas públicas para a área, ultimamente o que a mídia tem noticiado em nosso Estado e em outros da Federação exige de todos nós uma reflexão maior e atitudes mais objetivas.

Segundo dados fornecidos em reunião do Comcex-MS – Comitê Estadual pelo Fim da Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes –, o SIPIA (Sistema de Informação para a Infância e Adolescência) registrou entre janeiro e julho deste ano, no Estado de Mato Grosso do Sul, 1.169 casos de violência sexual cometida contra crianças e adolescentes.

Com casos cada vez mais constantes – inclusive envolvendo personalidades – e casos encobertos por muitos anos que acabam sendo apontados pela mídia, Teruel, que é presidente da Comissão de Trabalho, Cidadania e Direitos Humanos da AL e coordenador da Frente Parlamentar Sul-Mato-Grossense em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, propôs a realização da audiência, com o objetivo de conscientizar a população, e fazer com que as pessoas reflitam que a exploração existe, bem perto de nós. “Muitos casos nem são registrados, mas os apontados pelas delegacias e meios de comunicação já são suficientes para demonstrar o desrespeito à pessoa humana e exigir atitudes mais firmes”, disse ele.

Fonte:Dourados News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.