03/10/2003 11h09 – Atualizado em 03/10/2003 11h09
Uma caminhada com os pacientes hipertensos e diabéticos será uma das atividades promovidas pela unidade básica de saúde do bairro Cidade Morena e o centro regional 24 horas da Moreninha II, na próxima terça-feira. Segundo informações da Prefeitura de Campo Grande,
A caminhada está prevista para as 7h, no Parque Jacques da Luz, localizado na Moreninha III. Em seguida, serão ministradas palestras sobre as formas de prevenção de ambos os males. Além de integrar os grupos, que somam cerca de 1.200 pessoas, o evento visa despertar a atenção para os riscos provocados pelas doenças.
Conforme os dados oficiais, somente no posto da Cidade Morena há 440 pacientes no Programa de Hipertensão arterial e cerca de 220 no de Diabetes. No centro regional da Moreninha II participam, dos dois programas, cerca de 800 pessoas.
Segundo a enfermeira Sheila Zaleski dos Santos, do posto da Cidade Morena, como na maioria das vezes o diabetes provoca problemas vasculares e renais, muitos pacientes diabéticos também são hipertensos.
Como as doenças atingem, predominantemente, pessoas com mais de 60 anos de idade com vida sedentária, os agravamentos tornam-se mais freqüentes. “Por isto, programamos estas atividades para despertar a consciência dos pacientes”, frisou Sheila dos Santos.
Tanto os portadores de diabetes quanto os hipertensos têm condições de levar uma vida normal, desde que sigam as recomendações médicas, alertam os especialistas.
Além dos medicamentos, é necessário que os pacientes pratiquem alguma atividade física e mantenham hábitos alimentares saudáveis.
Fonte:Campo Grande News