03/10/2003 10h19 – Atualizado em 03/10/2003 10h19
No dia 6 de outubro lideranças, setores produtivos, prefeituras e comunidades do interior do Estado participam do III Encontro Estadual de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável, que acontece das 14h às 19h30 no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande.
O evento este ano vai discutir a economia solidária, voltada para a geração de trabalho e renda como reflexo da cooperação entre pessoas e instituições. “O desenvolvimento local depende diretamente da organização e da efetiva participação da comunidade e todos os setores expressivos da sociedade local”, acredita Arnaldo Leite, gestor de Atendimento Local do Sebrae/MS.
Na ocasião, a OCB/MS – Organização das Cooperativas Brasileiras, Sebrae/MS e Sicredi – Cooperativa Central de Crédito do Mato Grosso do Sul assinam convênio que celebra a atuação conjunta entre as organizações. A parceria tem como objetivo disseminar o cooperativismo para a sociedade, apoiar a constituição de novas cooperativas e a expansão das já existentes. Estão sendo aguardados para o III Encontro Estadual participantes dos 58 municípios sul-mato-grossenses onde o Sebrae/MS e o governo do Estado atuam com a metodologia de DLIS – Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável. O evento pretende promover o intercambio de experiências e elevar a conscientização sobre a importância da organização social.
O DLIS está sendo considerado uma estratégia inovadora, uma via possível para a melhoria da qualidade de vida das populações e para a conquista de modos de vida mais sustentáveis. A visão que sustenta a metodologia, de acordo com Arnaldo Leite, é a de que desenvolvimento não é sinônimo de crescimento econômico. “Não adianta investir nas iniciativas empresariais e esquecer de valorizar o capital humano, que são as habilidades e competências da população; o capital social e o uso sustentável do capital natural”, explica.
Um exemplo de que a economia solidária promove o desenvolvimento local é o Projeto Banco Palmas, desenvolvido no Ceará, que vai ser apresentado em um dos painéis do evento. O Conjunto Palmares, uma favela de Fortaleza, tem provado o seu crescimento econômico e social através da cooperação. A comunidade hoje é auto-sustentável, possui poder de compra e trabalho. A principal moeda local é a troca de serviços prestados entre os moradores.
Com a mesma temática, também vai ser apresentado durante o evento o Projeto Esperança e Cooesperança, desenvolvido na região central do Rio Grande do Sul. Na seqüência acontece a palestra “Protagonismo Juvenil – uma aula prática de educação para valores.
A partir das 18h, serão realizados eventos culturais com a participação de dois grupos teatrais da cidade de Coxim. Serão apresentadas danças típicas da região e um pouco da história da Rota das Monções, caminho utilizado por paulistas e portugueses em busca de ouro nas Minas de Cuiabá, descobertas em 1719
Fonte:Sebrae