15/10/2003 08h38 – Atualizado em 15/10/2003 08h38
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca hoje à noite para a Argentina, onde assina uma série de tratados, entre os quais o Consenso de Buenos Aires, espécie de contraponto ao Consenso de Washington, que norteou a política econômica para os países em desenvolvimento nos anos 90. Lula chega à capital argentina por volta das 22h15 (horário de Brasília) e pernoita na residência da embaixada do Brasil.
Amanhã, às 9h, o presidente despacha na residência; às 10h40, participa da cerimônia de oferenda floral ao Libertador General Jose de San Martin, seguindo, depois, para a Casa Rosada, sede do governo argentino, onde se reúne com o presidente da Argentina, Nestor Kirchner, e prepara uma declaração conjunta da visita de Estado.
O Brasil será homenageado em duas oportunidades: primeiro na sessão solene do Congresso Nacional, marcada para as 15h30, e em seguida na Prefeitura de Buenos Aires, às 16h45, quando recebe as chaves da cidade do governador da província de Buenos Aires, Felipe Sola.
O presidente brasileiro receberá lideranças sindicais às 18h30, na residência da embaixada. A programação se encerra com jantar oferecido pelo Ministério das Relações Exteriores, no Palácio San Martin, sede do Ministério.
Na manhã de sexta-feira, visita a cidade de El Calafate, em companhia do presidente argentino, e passeia de barco no Lago Glaciar Upsala. Lula retorna a Brasília na tarde do dia 17.
Fonte:Midiamax News