18.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 4 de julho de 2025

Aqüífero Guarani é patrimôinio da humanidade, diz Neves

16/10/2003 17h12 – Atualizado em 16/10/2003 17h12

A situação não é crítica. Mas, precisamos atuar na prevenção”, diz o deputado estadual Waldir Neves (PSDB), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, a respeito do Aqüífero Guarani. Ele está coordenando na manhã de hoje uma audiência pública com intuito de avaliar formas de preservação e conservação do manancial de água doce, o maior conhecido no subsolo terrestre.

O parlamentar comenta que o Aqüífero Guarani é um patrimônio da humanidade e requer cuidados especiais. A reserva está localizada na região centro-leste da América do Sul e ocupa de 1,2 milhões de quilômetros quadrados, tem dois terços de sua área em território brasileiro, abrangendo os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Neves propõe, por exemplo, que o percentual de área pantaneira a ser preservada passe de 20% para 40%. O aqüífero está sob a planície do Pantanal.

O relatório da audiência pública de hoje deverá ser encaminhado aos demais deputados e também aos países vizinhos, como Bolívia e Paraguai, que têm parte do aqüífero sob seus territórios.

Fonte:Campo Grande News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.