17/10/2003 11h16 – Atualizado em 17/10/2003 11h16
Mato Grosso do Sul será o primeiro Estado no mundo a realizar a avaliação censitária, que será realizada no mês de novembro. A escolha do Estado como piloto do novo Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) ocorreu em função da grande participação dos trabalhadores nas pesquisas anteriores. A avaliação censitária vai avaliar todas as escolas públicas e privadas de Mato Groso do Sul.
“Estados mais populosos contribuíram com menos pessoas. Em Mato Grosso do Sul participaram oito mil trabalhadores e isso mostrou sensibilidade”, comentou Wanderley Codo, coordenador do Laboratório de Psicologia do Trabalho da UNB (Universidade de Brasília).
Nos anos anteriores, o Saeb era realizado por amostragem, ou seja, eram pesquisadas somente algumas escolas. No entanto, os fatores que afetam a qualidade de ensino não são iguais em todas as regiões. É preciso apontar onde estão as falhas, daí a necessidade de se implantar o Saeb censitário, respeitando as especificidades e situações locais.
Fonte:RMT online