20/10/2003 13h01 – Atualizado em 20/10/2003 13h01
O prazo para o cadastramento de usuários de telefones celulares pré-pagos foi prorrogado em noventa dias nesta segunda-feira e vencerá em 17 de janeiro. O adiamento foi publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial da União.
O vencimento do prazo estava previsto para 23 de outubro, mas a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) havia entregue ofício ao Ministério das Comunicações solicitando a prorrogação por três meses.
A agência argumentou que a prorrogação é necessária pelo volume de registros que ainda precisam ser feitos. Até o início de setembro, 58 por cento dos clientes de celulares pré-pagos tinham se cadastrado.
De acordo com a Anatel, em agosto o Brasil tinha 40,093 milhões de celulares ativos, destes, cerca de 73 por cento são do sistema pré-pago.
Para cadastrar o aparelho pré-pago, o usuário deve procurar sua operadora. Segundo a Anatel, o cadastro leva em média 2,5 minutos.
A lei que prevê o cadastramento de celulares pré-pagos em todo o Brasil visa inibir o uso desses aparelhos por criminosos foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no final de julho.
Fonte:Dourados News