20/10/2003 14h21 – Atualizado em 20/10/2003 14h21
Cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá, desenvolveram um novo método de geração de energia utilizando água em alta pressão conduzida por nanocanais, como uma minihidroelétrica, sistema compacto o suficiente para caber em uma bateria de celular, por exemplo, sem os mesmos elementos nocivos ao ambiente que uma bateria comum contém.
O estudo, publicado na revista “Journal of Micromechanics and Microengineering”, mostra os resultados do sistema: os pesquisadores conseguiram acender uma lâmpada. Nanotubos são canais com espessura microscópica (um milímetro equivale a 1 milhão de nanômetros).
“A descoberta tem um número enorme de possíveis aplicações. Pode ser uma nova alternativa de fonte de energia para rivalizar com os geradores solares e eólicos, apesar de, para esse método ter aplicação comercial de larga escala, seriam necessárias grandes quantidades de água”, afirma Larry Kostiuk, um dos autores do estudo. “Com essa tecnologia, é possível gerar energia para dispositivos portáteis, como celulares e calculadoras.”
Apesar de a quantidade de energia gerada em cada canal ser extremamente pequena, milhões de canais paralelos podem ser usados para aumentar a geração. Os cientistas, de todo modo, dizem que mais estudos serão necessários para aplicações práticas e já buscam patentear a idéia.
Fonte:Agora MS