20/10/2003 14h15 – Atualizado em 20/10/2003 14h15
Com a finalidade de aprofundar as discussões e debates em torno do Movimento de Reorientação Curricular, desenvolvido nas escolas e centros de educação infantil municipais desde fevereiro deste ano, a Prefeitura de Dourados realiza, de 28 a 31 de outubro, no Parque dos Ipês, o 2º Seminário da Rede Municipal de Ensino de Dourados.
O seminário, que terá como temática Reorientação Curricular: Construindo uma Educação Popular e Humanizadora, pretende reunir cerca de 2.000 profissionais do setor de Educação da Rede Pública Municipal e de outros municípios da região e também de instituições de ensino privadas.
Segundo a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Mariclei Przylepa, o movimento de reorientação curricular fundamenta-se nos princípios e diretrizes do Plano Municipal de Educação, aprovado em dezembro do ano passado e caracteriza-se pela investigação e problematização das práticas curriculares aplicadas na Rede Municipal de Ensino.
Mariclei explica que o movimento está pautado no compromisso com a construção coletiva de um currículo crítico e participativo que esteja inserido no contexto sócio-econômico e cultural dos indivíduos que freqüentam os espaços na escola. Nesse contexto, o movimento busca a elaboração de propostas e programas curriculares que estejam articulados à realidade cotidiana e problemática vivenciada nas escolas.
Além das novas propostas, o seminário vai retomar os debates, estudos e discussões realizadas em sua primeira edição, bem como aprofundar as reflexões sobre as possibilidades da construção de uma escola pública democrática e popular. As atividades serão desenvolvidas nos três períodos, nas formas de mesas-redondas, conferências e relatos de práticas envolvendo educadores – pesquisadores – de diversas instituições do País.
Dentro da temática geral do seminário, serão abordados nas mesas-redondas temas como Identidade e Diversidade Cultural: Ética como Valor Universal; Currículo: Conhecimento, Totalidade e Interdisciplinaridade; Currículo: Relações Humanas e Sociais na Educação; Qualidade Social na Educação e o Mundo do Trabalho; Currículo e Avaliação e Educação e Movimentos Sociais na Atual Conjuntura Brasileira.
Na área de conferência, será abordado o tema Currículo e Cultura e de relatos, de práticas e experiências de educação popular e de práticas curriculares: movimento de reorientação curricular.
As inscrições para os profissionais da Rede Municipal de Educação – professores, coordenadores e diretores – já foram encerradas e até dia 23 podem inscrever-se educadores de outros municípios e de instituições particulares. A abertura oficial do evento, com o credenciamento, será a partir de 17h do dia 28 de outubro, com a presença do prefeito Laerte Tetila e do secretário Municipal de Educação, Antonio Leopoldo van Suypene.
Fonte:Dourados News