21/10/2003 13h56 – Atualizado em 21/10/2003 13h56
O deputado estadual Semy Ferraz (PT), presidente da Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deverá coordenar a videoconferência sobre Pesquisa em Transgênicos, às 16h (horário de Brasília) de amanhã.
Segundo informações da assessoria de imprensa do parlamentar, participam da discussão o deputado estadual Jerônimo Göergen (PP), presidente da Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, e representantes das comissões de Agricultura de Mato Grosso e Paraná. O debate também contará com a palestra da pesquisadora Leila Macedo Oda, coordenadora do Núcleo de Biossegurança da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).
O objetivo da videoconferência, segundo Semy, é identificar os problemas e definir a atuação dos parlamentares para remover os entraves ao desenvolvimento da pesquisa com transgênicos no Brasil.
Além disso, os deputados vão debater a possibilidade de apresentar emendas ao Projeto de Lei dos Transgênicos que o governo federal deverá enviar ao Congresso Nacional, ainda esta semana.
O deputado ressalta que não se trata de tomar partido da produção e comercialização dos transgênicos, mas de defender que a pesquisa seja liberada e facilitada nas instituições competentes, como Embrapa e universidades, com a reconsideração imediata dos subterfúgios que impedem sua autorização. “Caso contrário, corremos o risco de, no futuro, assistirmos a novas liberações de alimentos sem que os estudos básicos necessários tenham sido realizados em nosso País, em função de entraves injustificáveis”, destacou o parlamentar, em nota enviada por assessores.
Fonte:Campo Grande News