21.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 10 de julho de 2025

Área do cérebro pode bloquear libido

22/10/2003 16h21 – Atualizado em 22/10/2003 16h21

Pesquisadores franceses dizem ter localizado áreas do cérebro que podem bloquear de forma drástica a libido masculina. A desordem do desejo sexual hipoativo (DDSH) afeta de 1% a 15% da população masculina, e as opções de tratamento, que vão de hormônios a psicoterapia, são normalmente ineficazes.

Uma equipe de cientistas chefiada por Serge Stoleru e Jerome Redoute, do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm), recrutou oito voluntários com DDSH e outros sete com motivação sexual normal. Durante três minutos, os homens assistiram a vídeos eróticos e viram três séries de fotos, cujo conteúdo sexual foi do neutro ao explícito, enquanto os pesquisadores utilizaram um scanner, chamado tomografia de missão de pósitrons, para mapear o fluxo sangüíneo em diferentes partes do cérebro.

Os oito homens com DDSH mostraram um alto nível de atividade na parte do cérebro chamada córtex medial orbitofrontal, previamente relacionada a inibições. Mas esta área foi completamente desativada nos sete homens saudáveis. “Mostrar a importância deste mecanismo inibidor pode ser muito valioso para os psicoterapeutas”, disse Inserm em uma declaração divulgada hoje. “Isso pode dar a eles novos caminhos para identificar inibições ligadas à DDSH em seus pacientes e desenvolver um tratamento psicológico”, continuou.

O estudo será publicado na edição de outubro da Neuroimaging, revista do grupo Elsevier.

Fonte:Campo Grande News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.