15.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 10 de julho de 2025

MPE pode arquivar inquérito sobre queima do gás natural

22/10/2003 15h21 – Atualizado em 22/10/2003 15h21

O Conselho Superior do Ministério Público Estadual avalia amanhã o arquivamento de inquérito civil instaurado no ano passado para investigar os riscos ambientais que podem surgir da queima do gás natural para a produção de energia. O inquérito tem como investigada a empresa Gerasul, hoje pertencente à Tractebel, dona da termelétrica William Arjona, em Campo Grande.

A promotora de Meio Ambiente, Marigô Bittar, não quis comentar o inquérito civil e a possibilidade de arquivamento. Apenas lembrou que há exatamente um ano foi firmado termo de ajustamento de conduta com a empresa, que estaria sendo respeitado.

O referido termo estabeleceu que a empresa fizesse amostragens diárias da liberação de gases poluentes ao longo de dois anos; fizesse tratamento e monitoramento de resíduos líquidos; estudos sobre a qualidade da água e do ar, bem como da chuva, para verificar se ocorria o fenômeno da chuva ácida. Na época da assinatura do termo, a promotora afirmou que estudos apontavam para riscos de problemas de saúde associados à liberação de gases, entre eles o Ozônio e Gás Carbônico.

Além deste inquérito, há outros 70 para serem avaliados, alguns iniciados em 1995.

Fonte:Campo Grande News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.