22/10/2003 16h37 – Atualizado em 22/10/2003 16h37
O número de professores afastados da sala de aula por problemas de saúde é elevado. São diversas as causas que levam a esses afastamentos – principalmente psicológicas.
Para atenuar essa realidade, a Secretaria de Estado de Educação (SED) desenvolve, desde 2002, o projeto Ação Preventiva à Saúde Mental, que atende aos professores e administrativos da área educacional, na tentativa de combater o estresse diário da profissão.
De janeiro até agora o projeto atendeu a mais de 200 pessoas. Em parceria com a Ong Amparo (Centro de Apoio à Saúde e Apoio Social), o setor de Apoio Social da SED oferece viagens aos profissionais, que participam de workshops e encontros que tratam sobre as doenças relacionadas ao trabalho. Palestras, vídeos, músicas, passeios, hospedagem e alimentação também fazem parte da programação.
Uma nova etapa do projeto vai acontecer de 24 a 29 de outubro, em Caldas Novas (GO). Nesse período, 46 profissionais vão participar na cidade goiana do 2º Encontro Anti-estresse. As palestrantes Leny Carmo de Souza, Adriana Camargo do Nascimento e Silvana Siqueira Piuna de Souza vão tratar respectivamente dos seguintes temas: administração do estresse, nascimento do estresse e relaxamento e meditação.
Também como forma de discutir e combater os sofrimentos do ofício de ensinar, o setor de Apoio Social organiza capacitações de desempenho profissional aos educadores de escolas estaduais. Essa atividade já aconteceu em Campo Grande, Corumbá, Eldorado, Itaquiraí, Juti, Bonito e Coxim. A próxima cidade a receber a capacitação será Ivinhema, em novembro.
Fonte:Agora Ms