23/10/2003 09h34 – Atualizado em 23/10/2003 09h34
Amanhã cerca de 67 alunos do Corpo de Bombeiros estarão fazendo treinamento para participara de uma simulação real de incêndio florestal. O curso é ministrado por três técnicos da Defesa Civil Nacional vindos de Brasília (DF), com apoio do Instituto Interamericano para desenvolvimento da Agricultura, órgão ligado ao Ministério da Integração Nacional.
Os alunos recebem 80 horas de aula no curso de Prevenção e combate a incêndios florestais. Amanhã o treinamento será na fazenda modelo da Embrapa e começa às 9h30. Será utilizado um avião para fazer demonstração de socorro. Agora os alunos estão no local fazendo o reconhecimento da área. Segundo o capitão Francimar Vieira da Costa, diretor de proteção ambiental do Corpo de Bombeiros do Estado e coordenador do curso essa é uma boa oportunidade para treinamento dos homens tendo em vista que o Estado ocupa atualmente o 13º lugar em número de focos de calor no Brasil.
Neste ano até o final do mês de setembro, o Estado registrou 2.585 pontos de calor, contra 46.060 de Mato Grosso, que ocupa o 1º lugar. Os municípios que apresentam maior índice de ocorrências são: Corumbá (23%), Porto Murtinho (9%), Rio Verde (6%), Água Clara, Aquidauana e Ribas do Rio Pardo.
O mês de agosto geralmente é um mês crítico, mas neste ano setembro foi o campeão de ocorrências, com 830 focos de incêndios contra 538 do mês anterior.
Fonte:Midiamax News