17.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 11 de julho de 2025

EUA aumentam pressão sobre China

23/10/2003 10h16 – Atualizado em 23/10/2003 10h16

A China vai ter que abrir mais o seu mercado para os produtos americanos se quiser continuar exportando para os Estados Unidos. Esse foi o aviso dado ontem pelo responsável pelo comércio exterior dos Estados Unidos, Robert Zoellick, na China, ao dizem que liberalização comercial tem de ser uma “rua de mão dupla”.

“Acredito em mercados abertos e acho que o mercado norte-americano deve permanecer aberto, mas o único modo pelo qual podemos manter os mercados abertos é se os exportadores americanos tiverem uma oportunidade de exportar para cá”, disse Zoellick em uma entrevista coletiva em Pequim (China).

Reforçar a pressão sobre o cumprimento das normas da OMC (Organização Mundial do Comércio), à qual a China se juntou em 2001, seria o caminho mais fácil para o governo de George W. Bush mostrar progresso em relação à China.

Várias autoridades americanas, entre elas Bush, já exigiram que a China deixe a sua moeda, o yuan, flutuar livremente. Na visão dos americanos, ao manter a moeda artificialmente subvalorizada, os produtos chineses ficam muito baratos. Com isso, tomam espaço dos produtos americanos nos mercados externos e também dentro dos EUA.

Fonte:Agora Ms

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.