23/10/2003 15h56 – Atualizado em 23/10/2003 15h56
A Secretaria de Agricultura do Paraná identificou soja transgênica em pelo menos 14 caminhões que seguiam de Mato Grosso para Ponta Grossa. A soja foi identificada nos testes que estão sendo feitos desde manhã nas 28 barreiras montadas no Estado para barrar grãos resultado de sementes modificadas. Os caminhões estavam no posto de fiscalização de Ourinhos (SP) e receberam certificado com carimbo de retorno da viagem. A empresa responsável pela carga irá pedir novo exame.
Dos cerca de mil caminhões, 400 seriam sul-mato-grossenses, com soja do Estado e de MT. O destino é o porto de Paranaguá, para exportação. Os testes realizados com a carga de 34 caminhões no posto de fiscalização localizado na cabeceira da ponte Ayrton Senna, em Guaíra, divisa com Mundo Novo (MS) deram negativo e todos os veículos foram liberados, segundo o site Tudo Paraná.
Desde segunda-feira o governo paranaense mantém barreiras para impedir a entrada de soja transgênica. Só seguem os veículos que tiverem documentação da origem dos grãos.
Fonte:Campo Grande News