23/10/2003 07h54 – Atualizado em 23/10/2003 07h54
Um grupo de índios composto por lideranças das reservas Jaguapirú, Bororó, Uiraroká, Pacuriti, Taquara, São Lucas e Jarará foi recebido em Brasília nesta quarta-feira por Mercio Pereira Gomes, presidente da Funai.
Eles foram pedir o retorno do plantio de soja nas aldeias e a troca imediata do chefe do Núcleo da Funai de Dourados, Jonas Rosa.
O Prefeito Laerte Tetila (PT) acompanhou a reunião. O grupo de índios das tribos Guarani, Terena e Caiuás está na Capital do Brasil desde o início da semana.
O grupo deve retornar a Dourados nesta quinta-feira, quando começa a traçar os planos para que aconteçam as mudanças exigidas e pensar no nome do substituto de Jonas Rosa que ocupa o cargo há dois anos.
Segundo informações, os dois pedidos foram atendidos por Mercio Gomes, que deve vir à Dourados nos próximos dias conhecer a situação das aldeias.
Por outro lado, o delegado da Polícia Federal, Lázaro Moreira da Silva, disse não ter informação oficial a respeito do retorno ao plantio de soja nas aldeias e junto com o Ministério Público Federal, a PF vai manter a proibição.
Jonas Rosa, chefe do Núcleo da Funai em Dourados, está em Campo Grande, participando de um curso e não foi localizado para comentar o assunto. O nome do substituto ainda não foi revelado.
Fonte:Agora MS