17.2 C
Três Lagoas
domingo, 13 de julho de 2025

Roberto Requião compara venda de transgênicos à de maconha

24/10/2003 09h53 – Atualizado em 24/10/2003 09h53

O governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), disse que, ao proibir o trânsito de caminhões com soja transgênica no Estado, está apenas cumprindo a medida provisória que liberou o plantio de sementes geneticamente modificadas no país. O governo do Paraná exige que os caminhões que carregam soja passem por um teste antes de entrar no estado, só sendo permitida a entrada dos que comprovadamente carregam soja convencional. Ao deixar claro que a MP legalizou o uso de sementes que estavam sendo contrabandeadas da Argentina, ele comparou esse tipo de contrabando com a venda da maconha.

Segundo Requião, tecnicamente, contrabando de transgênicos e comércio de maconha são a mesma coisa porque os dois são proibidos por lei no Brasil. ”Eu não legalizaria o contrabando de sementes proibidas no Brasil, falta só legalizar a maconha. Não tenho dúvida de que o governo errou liberando o plantio. Estou querendo dizer que essa questão do contrabando está no mesmo status da maconha, porque contrabando significa a entrada no Brasil, sem passar pelas barreiras, de um produto probido por lei, e nesse caso os dois eram até a edição da MP”, disse Requião.

O governador explicou que a MP liberou o plantio, mas proibiu a circulação de transgênicos pelo País e criticou o fato de o governador de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, entrar com ação contra a decisão do governo do Paraná. Segundo ele, Zeca, principalmente por ser do PT, deveria cumprir a MP que também é do governo do petista. “Se ele tem de entrar na Justiça contra o governo federal. Ele é do PT e com o tal deveria cumprir a MP como eu, que nem sou do PT, mas sim do PMDB”, afirmou. Requião disse acreditar que o projeto elaborado pelo governo sobre transgênicos vai ser interessante porque o próprio ministro da Casa Civil, José Dirceu, está interessado no princípio da precaução, que prevê a realização de testes antes da liberação. As informações são do site Tudo Paraná

Fonte:Midiamax News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.