22.1 C
Três Lagoas
domingo, 13 de julho de 2025

Simone Tebet defende verba para Três Lagoas

24/10/2003 14h14 – Atualizado em 24/10/2003 14h14

Defender os municípios sul-mato-grossenses que possam sofrer impactos com a construção de usinas termelétricas. Este foi o principal ponto levantado pela deputada estadual Simone Tebet, líder da bancada peemedebista na Assembléia Legislativa, que participou de audiência pública sobre o assunto, na tarde de ontem, no município de Três Lagoas.

“É preciso que fique claro que não sou contra a instalação de termelétrica no município. Ao contrário, sou a favor de toda forma de geração de emprego e desenvolvimento. Entretanto, segundo a resolução do Conama, 0,5% de todo valor investido na obra (aproximadamente US$ 250 milhões) deve ser aplicado preferencialmente no município impactado. Num acordo estabelecido entre Ibama, Estado e prefeitura, ficou acertado que todo o montante seria destinado a Três Lagoas. Contudo, foi publicado no DOU, em 23 de outubro de 2003, que seriam enviados apenas R$ 3,5 milhões para Três Lagoas e isso não podemos aceitar”, indigna-se.

Ela é incisiva ao afirmar que “Três Lagoas não quer verbas pertencentes a outros municípios, então por que tirar da cidade o que lhe é devido para investimentos, já que se cogita que o restante seria enviado a outra localidade?”. A parlamentar enfatiza que não aceitará o funcionamento da termelétrica enquanto essas questões de investimentos não forem resolvidas.

Simone explicou ainda que acredita no bom senso dos diretores da Petrobras, que se prontificaram a deixar técnicos no município para avaliações mais aprofundadas dos possíveis impactos dos gases que emanam do mercúrio do gás natural, importado da Bolívia. No início do mês, o Ministério Público Estadual denunciou a presença excessiva de mercúrio e apontou os malefícios que isso pode causar à saúde humana.

Fonte:Agora MS

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.