25/10/2003 08h28 – Atualizado em 25/10/2003 08h28
Começou ontem, às 18h30., em Naviraí, mais um encontro de assistentes sociais para debater aspectos da ética profissional – Ética e Sociedade, Ética e Práxis Profissional e Ética e Instrumentos Processuais. O evento está sendo promovido pelo CRESS (Conselho Regional de Serviço Social) e vai durar todo o final de semana (dias 24, 25 e 26 de outubro).
Trata-se do quinto encontro do Projeto Ética em Movimento realizado no interior do Estado neste ano pelo Conselho. O Projeto vem sendo desenvolvido em cidades pólos. Além de profissionais de Naviraí, também participam assistentes sociais de Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Mundo Novo, Sete Quedas, Paranhos, e Tacuru.
O Projeto é desenvolvido em nível nacional pelo CFESS (Conselho Federal de Serviço Social) e os demais conselhos estaduais e consiste no aprofundamento em torno do Código de Ética do assistente social, na perspectiva da intervenção política do Serviço Social. De acordo com Francisca Bezerra, presidente do CRESS e uma das agentes multiplicadoras do Projeto no Estado, o Ética em Movimento busca ultrapassar o debate legal e formal dos pressupostos éticos da profissão, proporcionando uma compreensão de tais pressupostos nas ações profissionais, políticas e sociais dos profissionais da área.
Ela explica que tais encontros também têm por objetivo reafirmar os princípios assumidos pelo Código de Ética da profissão, como liberdade, democracia, justiça social, eqüidade e pluralismo, em contraposição aos mecanismos do individualismo, do particularismo, da corrupção e das desigualdades sociais.
A professora da UCDB e vice-presidente do CRESS, Maria Aparecida de Assunção Ribeiro, também está presente no encontro como agente multiplicadora.
Fonte:Dourados News