25/10/2003 08h41 – Atualizado em 25/10/2003 08h41
Os técnicos da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento do Paraná vão estabelecer, até o início da próxima semana, as rotas pelas quais os produtos geneticamente modificados estarão autorizados a transitar pelo Estado. Segundo o diretor de Defesa Agropecuária e Fiscalização da Seab, Felisberto Queiroz Baptista, o Paraná não tem intenção de dificultar a viagem dos caminhoneiros.
Por isso, as cargas com elementos geneticamente modificados provavelmente poderão cruzar as principais rodovias. Ele diz, porém, que os postos de fiscalização paranaenses estão aptos a fazer o acompanhamento dos caminhões com transgênicos, uma vez que têm estrutura informatizada.
“Vamos passar o fim de semana estabelecendo essas rotas, para começarmos a operação na semana que vem”, diz ele, referindo-se ao projeto de lei estadual, a ser sancionado na segunda-feira pelo governador Roberto Requião, que permite o trânsito de cargas transgênicas no estado. O estabelecimento de um sistema de lacre para esses caminhões não será um problema, de acordo com Baptista.
Ele lembra que esse trabalho já é feito com as cargas paraguaias que entram no estado pela fronteira, em Foz do Iguaçu. O diretor de Defesa Agropecuária lembra que os caminhões poderão passar pelo Paraná, mas não poderão ter municípios paranaenses como destino. O projeto de lei aprovado pela Assembléia Legislativa proíbe o embarque e desembarque de produtos transgênicos no Porto de Paranaguá. As informações são do site Tudo Paraná
Fonte:Midiamax News