25/10/2003 11h48 – Atualizado em 25/10/2003 11h48
A Colônia de Pescadores de Jupiá recebeu a visita do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), na manhã desta sexta-feira, antes de se encontrar com produtores rurais, na sede da ABB, para anúncio da pavimentação da BR 158, no trecho de Três Lagoas a Selvíria.
O Senador, acompanhado do deputado estadual Akira Otsubo (PTB), do presidente da Câmara Municipal, vereador Valdomiro Aguirre (PTB) e do presidente do diretório municipal do PT, Cláudio César de Alcântara, foi recebido pelo presidente da Colônia de Pescadores, José Carlos (“Boró”) Pavan e pelo gerente da área sócio-econômica da Cesp, Cláudio Luiz Peretti.
No encontro com os pescadores, estavam também presentes os vereadores Gilmar Garcia Tosta (PT) e Luiz Akira (PTB), além de outras lideranças políticas, como os pré-candidatos a prefeito pelo PT, empresário Hélio Morales Leal e o médico Marco Lúcio Trajano dos Santos.
BENEFÍCIOS
Delcídio foi a Jupiá acompanhar a entrega de mais 64 cartas de crédito, no valor individual de cerca de R$ 5 mil aos pescadores beneficiados pelo acordo da Cesp com o Ibama e com o Ministério Público, para a compra de motores de popa e acessórios de segurança para a pesca.
Segundo o acordo, 300 pescadores deveriam ser beneficiados com a carta de crédito. Desse total, restam ainda em torno de 90. Além disso, conforme o acordo, a Cesp deverá liberar recursos no valor de R$ 500 mil, a ser distribuído às famílias das colônias de pescadores das áreas impactadas com a formação do lago de Porto Primavera.
Segundo destacou Boró, o cumprimento do acordo vem se arrastando há quase seis anos. Graças à intermediação do senador Delcídio, junto ao secretário de Energia do Estado de São Paulo, Mauro Arce, a liberação do dinheiro está sendo agilizada.
RECONHECIMENTO
O trabalho do senador Delcídio foi reconhecido e enaltecido também pelo deputado Akira e pelo vereador Aguirre. “Este é o senador que dá atenção especial a Três Lagoas e esta somatória de dedicação de seu trabalho tem dado resultados positivos para nossa cidade e região”, frisou Akira.
Por sua vez, Delcídio recordou o primeiro contato que teve com os pescadores de Jupiá. “Encontrei um desespero total e um descrédito da classe dos pescadores. Existia esperança, mas também uma frustração por não haverem conseguido resultados no acordo”, lembrou Delcídio.
Ao explicar como procedeu para viabilizar mais rapidamente os recursos, Delcídio destacou o seguinte: “como senador, isto é o mínimo que posso fazer por vocês, porque a maturidade política é que traz resultados para a solução das questões sociais e o bem estar do povo”.