23.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 14 de julho de 2025

TV Globo estréia telenovela de educação para negócios

25/10/2003 09h10 – Atualizado em 25/10/2003 09h10

Duas donas-de-casa da periferia de uma grande cidade confeccionam bonecas para sustentar a casa, enquanto os maridos enfrentam o drama do desemprego. Mas a união das duas famílias para produzir bonecas de pano revigora a vida de toda a comunidade, gerando ocupação e renda para muitas pessoas.

Esse é o tema da telenovela educativa Juntos Somos Fortes, que estréia no dia 25 de outubro, na TV Globo. O programa será exibido em uma série de cinco capítulos, todo sábado, às 5h20 (sendo 6h20 no horário de Brasília). Misturando personagens da ficção com casos reais, o ele mostra a importância da cooperação como alternativa de trabalho e renda para as comunidades de menor poder aquisitivo.

Produzido pelo Sebrae e pela Fundação Roberto Marinho, a série faz parte do projeto de educação a distância do Sebrae e mostra dez exemplos de empreendimentos coletivos que deram certo em vários pontos do país.

Para acompanhar a telenovela, o Sebrae está confeccionando um kit, que estará a disposição dos telespectadores a partir de novembro, em todas as unidades do Sebrae. Nele há o vídeo do programa e um material impresso, onde são relatados os casos das associações e cooperativas Vida Verde (AM), Rede de Capão da Canoa (RS), Cooperativa dos Extrativistas de João Baliza (RO), Cooperativa de Exportação Flor Brasil (DF), Núcleo de Oficinas Mecânicas (PR), Cooperativa 100 Dimensão (DF) e Agreco (SC). Há ainda de exercícios de acompanhamento que propõem a reflexão sobre o associativismo nas comunidades.

Esse é o segundo programa neste formato apresentado pelo Sebrae. O primeiro, chamado Aprendendo a Empreender, foi divulgado em 2001 também pela TV Globo. Capacitou mais de 500 mil pessoas, 180 mil delas em tele-salas. Ainda nesta linha, de educação a distância, o Sebrae produz o programa A gente sabe, a gente faz, veiculado em mais de 450 rádios, com formatos diferenciados nas cinco regiões do Brasil. A meta é atingir três milhões de ouvintes. Até agora, já houve 300 mil cadastrados pelo teleatendimento do Sebrae e por 600 cartas enviadas à entidade.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.