27/10/2003 09h25 – Atualizado em 27/10/2003 09h25
A água continuava subindo na mina inundada de Novochajtinsk (sul da Rússia), onde 13 mineiros permanecem bloqueados há quatro dias, informou o vice-ministro russo de Situações de Emergência, Alexandre Moskalets, segundo a agência de notícias Itar-Tass.
O uso de várias toneladas de materiais com volume superior ao do poço central não conseguiu deter a subida da água, que inunda as galerias, disse Moskalets.
As equipes de resgate continuam trabalhando na mina de carvão de Novochajtinsk, onde 13 mineiros seguem bloqueados depois da retirada de 33 homens no sábado (25).
Membros da equipe de resgate não conseguiram manter contato com os mineiros, mas as autoridades esperam que eles tenham se refugiado em um bolsão de ar.
Entre as pessoas presas está o novo diretor da mina, Vasili Avdeiev, que fez sua primeira visita ao local na quinta-feira (23), poucas horas antes da brusca inundação.
As autoridades temem uma inundação completa da mina em 24 horas.
O incidente aconteceu na quinta-feira passada, quando um lago subterrâneo que fica a 300 metros da superfície inundou de maneira inesperada a área na qual os mineiros estavam trabalhando e provocou um corte do fornecimento de energia elétrica, o que inutilizou o elevador principal.
Um total de 46 homens ficaram presos no nível mais profundo da mina, a quase 800 metros, e 33 deles foram retirados no sábado por um pequeno elevador de emergência.
Fonte:Agora MS