28/10/2003 10h20 – Atualizado em 28/10/2003 10h20
A nave russa Soyuz pousou hoje no deserto do Cazaquistão, com o espanhol Pedro Duque, o norte-americano Edward Lu e o russo Yuri Malenchenko a bordo. A informação foi confirmada pela agência espacial russa.
“A Soyuz TMA-2 tocou o solo às 5h40 (2h40 horário de Brasília), tal como estava previsto, em um local isolado 35 km ao sul de Arkalyk”, destacou a agência espacial.
Malenchenko e Lu, que passaram seis meses na Estação Espacial Internacional (ISS), foram substituídos na semana passada pelo norte-americano Michael Foale e o russo Alexander Kaleri.
A Soyuz havia se separado da ISS na noite de ontem. Segundo o chefe da agência espacial russa, general Vladimir Popov, “os cosmonautas estão bem e a aterrissagem foi um sucesso. Pedro Duque lamentou apenas que a viagem foi muito curta”.
Em uma operação sem precedentes, médicos de Estados Unidos e Espanha foram ao local do pouso, enquanto 12 helicópteros e três aviões patrulhavam a zona. Um hospital de campanha norte-americano foi montado em Astana, capital do Cazaquistão, para atender às preocupações da NASA e da Agência Espacial Européia (AEE) após o acidentado pouso da última missão, em maio passado.
A AEE é um dos principais participantes, junto à Rússia e Estados Unidos, do projeto da Estação Espacial. Esta foi a primeira missão de um astronauta europeu na ISS desde o desastre com o ônibus espacial Columbia, em fevereiro passado.
Durante sua missão de dez dias, Pedro Duque, o primeiro espanhol a pisar na ISS, realizou 24 experiências ligadas principalmente à física, biologia e observação da Terra.
Fonte:Agora MS