31/10/2003 11h08 – Atualizado em 31/10/2003 11h08
A Prefeitura Municipal de Campo Grande estabeleceu as regras para a atuação de vendedores ambulantes nas imediações dos três cemitérios públicos da cidade e definiu a programação do transporte coletivo para o Dia de Finados, no próximo domingo, dois de novembro. O objetivo é garantir tranqüilidade às centenas de pessoas que visitarão os locais no próximo final de semana.
Com relação ao transporte coletivo, a Agetran montou algumas linhas especiais para atender aos cemitérios Santo Amaro, Parque das Primaveras e Jardim da Paz. Para os cemitérios Santo Antonio e São Sebastião (conhecido como Cruzeiro), não há programação especial em função do grande número de linhas existentes nestas regiões. As demais linhas funcionarão normalmente.
A linha especial que servirá ao Cemitério Santo Amaro, no domingo, sairá do terminal central, na rodoviária, durante todo o dia a partir das seis horas da manhã. Quem for ao Cemitério Parque das Primaveras, poderá utilizar a linha que sairá do Terminal Morenão especialmente para o local. Para o Cemitério Jardim da Paz, localizado na saída para Sidrolândia, está programada uma linha alimentadora (azul) partindo do Terminal Aero Rancho a partir das 5:00 durante todo Dia de Finados.
Para o comércio ambulante, o Departamento de Postura e Controle Ambiental da Secretaria Municipal de Controle Ambiental e Urbanístico (Semur) fixou a distância mínima de 50 metros, a contar da entrada principal dos cemitérios, para a atuação dos vendedores. Como muitas pessoas antecipam a homenagens aos entes falecidos, os cerca de 30 fiscais do setor estarão nos cemitérios a partir de sexta-feira, dia 31. No domingo, o trabalho dos fiscais começa às 6:00 horas.
A intensificação será maior no domingo porque é o dia de maior fluxo de visitantes nos cemitério, principalmente no Santo Amaro. Como o objetivo é garantir segurança e tranqüilidade para quem estiver indo a estes locais, os fiscais não permitirão desrespeito às regras. “Muitos ambulantes pegam suas mercadorias, velas ou picolé por exemplo, e tentam fazer abordagens na entrada, o que não será permitido”, assegurou o engenheiro João Alves, chefe interino do Departamento de Postura e Controle Ambiental da Semur.
Fonte:Agora MS