31/10/2003 09h35 – Atualizado em 31/10/2003 09h35
A partir de segunda-feira terá inicio o período de defeso da Piracema nos rios de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, permanecendo fechados até o dia 28 de fevereiro no primeiro Estado e dia 31 de janeiro, no segundo. A partir do dia 3 de novembro a pesca fica proibida nas cabeceiras, que são reservas de recursos pesqueiros.
Mato Grosso do Sul definiu a data da Piracema embasada em estudos feitos pela Embrapa e pela equipe de recursos pesqueiros do Imap (Instituto de Meio Ambiente – Pantanal). Segundo Nereu Fontes, gerente executivo do Ibama (Instituto Nacional de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) para o ano que vem será montada uma comissão técnica que vai analisar a possibilidade dos dois Estados utilizarem a mesma data de defeso nos rios.
A decisão do período de piracema de Mato Grosso foi tomada depois de discussão entre os membros do Consema (Conselho Estadual de Meio Ambiente). No Estado vizinho são 5,6 mil pescadores cadastrados no Ministério da Agricultura que poderão requerer o seguro-desemprego para o período em que durar a proibição da pesca.
Fonte:Midiamax News