06/11/2003 17h23 – Atualizado em 06/11/2003 17h23
A Vacina contra Leishmaniose animal será lançado no mês de janeiro do próximo ano em Três Lagoas. Segundo informações da Gerente do CCZ, Geórgia Medeiros, “a vacina será lançada em janeiro, e somente as clínicas veterinárias podem utilizá-las, e as mesmas deveram acompanhar os animais do início ao fim do tratamento”.
De acordo com Geórgia, outro ponto de suma importância que deve ser frisado, “o Ministério da Saúde não liberou o uso da vacina para a Rede Pública, e ainda não temos uma data para que isso ocorra”.
A Gerente do CCZ lembra, “para o cão tomar a vacina contra a leishmaniose ele não pode estar com a doença. Todos os exames feitos no animal para detectar a mesma devem ser de resultado negativo, visto que se o animal tomar a vacina e estiver com a doença nada vai adiantar, ele continuará com ela e a transmitirá”.
ÍNDICE
Segundo Geórgia, “o índice de leishmaniose em cães no momento é estável, não aumentou nem diminuiu, o CCZ está atento, e atende de imediato aos chamados da comunidade”. Maiores informações sobre a vacina contra leishmaniose podem ser obtidas através do fone 521-9331, ou pelo site www.ccztlms.hpg.com.br
PREVENÇÃO
Em decorrência das chuvas que caíram nos últimos dias, é propício que a proliferação de mosquitos transmissores da leishmaniose aumente.
Manter os quintais limpos e não acumular água continua sendo uma das formas de evitar a proliferação do mosquito.
Laura Helena