19.1 C
Três Lagoas
sábado, 17 de maio de 2025

Combata os piolhos

12/11/2003 08h14 – Atualizado em 12/11/2003 08h14

O Piolho atende pelo nome científico de Pediculus humanus var capitis. É um parasita que não voa, não pula, mas se instala no couro cabeludo e se alimenta de sangue humano. Vive em torno de 30 dias. A fêmea deposita seus ovos (lêndeas) presos ao fio de cabelo e pode colocar até 300 ovos durante sua vida.

A doença provocada por piolhos é a Pediculose, que atinge preferencialmente crianças em fase escolar. E o primeiro sintoma é uma intensa coceira no couro cabeludo, principalmente na região da nuca e atrás das orelhas. No inverno, epidemias são comuns em escolas, pois a transmissão é muito fácil e rápida: basta que o inseto passe de uma cabeleira para a outra.

Os sintomas costumam aparecer rápido. No mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte ao contágio. A coceira começa assim que o parasita pica a pessoa para se alimentar.

A transmissão acontece através do contato pessoal direto, pelo uso de pentes, bonés, travesseiros, lenços de cabeça, presilhas, almofadas etc. A intensa coceira no couro cabeludo pode ocasionar feridas que são brechas para infecções bacterianas, além do aparecimento de gânglios e stress, que leva ao baixo rendimento escolar.

EVITE

Lavar cabeça diariamente evitando deixar os cabelos úmidos e prender os cabelos somente quando estiverem secos são formas de prevenir. Inspecionar a cabeça diariamente a procura de piolhos e lêndeas, passar assiduamente o pente fino para retirar piolhos e ninfas, não entrar em contato com pessoas infestadas, são atitudes recomendáveis.

Também é bom cuidar da limpeza doméstica, aspirar os móveis, colchas, tapetes, cortinas e assentos do carro, caso alguém da sua família esteja com piolhos. Não usar de forma coletiva: travesseiro, pente, boné, lenço de cabeça, presilha.

COMO TRATAR

  • Passar freqüentemente o pente fino no mínimo uma vez ao dia.

  • Para cabelos crespos ou ondulados, use antes um creme rinse.

  • Quando estiver passando o pente fino, utilize sempre um pano branco evitando assim que os piolhos caiam na roupa.

  • Piolhos, lêndeas e ninfas que caírem no pano, devem ser deixados em vinagre diluído em água por um período de 30 minutos, para que sejam mortos.

  • Retirar todas as lêndeas de acordo com os seguintes passos:

1) Molhar um pedaço de algodão em vinagre;

2) Selecionar 3 ou 4 fios de cabelo que estejam com lêndeas;

3) Com ajuda do algodão embebido em vinagre diluído, envolver os fios de cabelo (3 ou 4 no máximo) pressionando-os entre os dedos;

4) Puxar lentamente no sentido da base do cabelo para a ponta. Com a outra mão, segurar a base do cabelo para não machucar;

5) Trocar sempre que necessário o algodão, desprezando-o em um frasco com vinagre diluído em água para matar as lêndeas;

6) Nunca usar querosene ou inseticidas, pois são tóxicos ao ser humano. Existem produtos específicos, que são aplicados como xampus, e podem ser encontrados receitados por seu médico e encontrados em drogarias.

7) O calor mata os piolhos e lêndeas. Ferver os objetos pessoais, tais como: pente, boné, lençol e roupas. Se houver algo que você não consiga lavar, ponha em um saco plástico selado, ou use um spray preventivo. Certifique-se de que não entre ar no saco. Mantenha-o fechado por 2 semanas. Os piolhos morrerão por falta de sangue.

Fonte: (Portal Unimeds com informações da Fiocruz / Unicamp)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.