20.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 15 de maio de 2025

INSS atende média de 280 pessoas por dia

17/11/2003 16h05 – Atualizado em 17/11/2003 16h05

Devido à falta de informação generalizada, a agência do INSS de Três Lagoas está tendo um crescimento acentuado de pessoas que nem precisariam recorrer ao órgão, apenas para buscar informação. Só na semana passada os funcionários da Previdência Social atenderam cerca de 280 pessoas por dia. Depois que a imprensa divulgou o bloqueio dos benefícios das pessoas que não fizerem o recadastramento o movimento no balcão do INSS – Instituto Nacional de Seguro Social cresceu em media 2o por cento.

Segundo Rosane Ballerine, chefe da Seção de Benefícios, o problema maior é a falta de informação dos beneficiados, “às vezes eles pegam as reportagens pela metade, ou não entendem direito, isso acaba fazendo com que eles se desloquem até aqui sem necessidade”. Outro problema encontrado na falta de informação foi com as revisões judiciais, Rosane explicou que, tais revisões devem ser requeridas no Juizado Especial Previdenciário, e muitas pessoas estão procurando o INSS. “Nós até temos a Vara Federal aqui, mas o processo demora bem mais”.

ESTRUTURA

Hoje, o INSS de Três Lagoas possui cerca de 11 servidores no atendimento, para atenderem 280 pessoas que os procuram diariamente, “não é que o atendimento é ruim, é que são muitas pessoas para poucos funcionários. Só para as pessoas terem uma noção, em Três Lagoas, existem apenas 18 beneficiados nessa situação, que necessita de recadastramento com mais de 90 anos”, disse Rosane.

Ela ainda explicou o motivo das filas que se formam em frente o prédio, “o beneficiado nunca vem sozinho, ele sempre trás um acompanhante, ás vezes vem toda a família, dando a impressão que o prédio está lotado”.

O motivo desse recadastramento é devido á suspeitas de irregularidades na distribuição dos benefícios, por isso, o recadastramento vai até o final de dezembro.

Rosane faz questão de ressaltar que, “não tem necessidade do beneficiado vir ate aqui para faze-lo. O INSS irá convocar as pessoas aos poucos, para evitar tumulto sem necessidade, nós vamos evitar qualquer forma de bloqueio”. A Previdência Social também está disponibilizando uma outra forma de atendimento ao cliente, trata-se do atendimento por telefone, no qual a pessoa liga, marca um horário de visita e algum funcionário da empresa irá atende-lo na sua casa. Só nos casos de recadastramento de pessoas com mais de 90 anos, “tudo para evitar o desgaste dos idosos”. O telefone para marcar a visita é o 0800-780191. A ligação é gratuita.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.