18/11/2003 13h34 – Atualizado em 18/11/2003 13h34
O relator da reforma tributária no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse hoje que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu sinal verde para que o PT negocie a implantação da reforma tributária em três etapas, conforme sugeriu a oposição.
“O presidente está preocupado em ver as reformas aprovadas ainda este ano e incumbiu o senador Mercadante de negociar com os partidos da oposição”, disse Jucá após reunião com o presidente no Palácio do Planalto.
O encontro reuniu também o presidente do Congresso, senador José Sarney (PMDB-AP), o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), e o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP).
De acordo com Jucá, na primeira das três fases sugeridas poderão estar incluídos outros pontos além da prorrogação da DRU (Desvinculação das Receitas da União), da CPMF, do fundo de compensação dos Estados pelas perdas decorrentes da desoneração das exportações e a repartição da Cide (imposto sobre combustíveis) com Estados e municípios.
O relator, no entanto, não quis antecipar quais seriam os pontos a serem acrescidos. A segunda fase aconteceria em 2005 e a terceira em 2007. “Temos que chegar a um entendimento para apressar a votação”, disse Jucá ao reafirmar a preocupação de Lula.
Os líderes da base e da oposição já iniciaram reunião para tratar da tributária e também da reforma da Previdência, cuja votação das emendas passou desta manhã para a tarde, por falta de acordo.
Também nesta tarde, Mercadante deve se reunir com os senadores da oposição Rodolpho Tourinho (PFL-BA) e Tasso Jereissati (PSDB-CE) para discutir o conteúdo das três fases da tributária.
Fonte:Agora MS