19/11/2003 15h41 – Atualizado em 19/11/2003 15h41
Movimento duplo twist carpado apresentado no Mundial da Califórnia é reconhecido e ginasta da Brasil Telecom será conhecida mundialmente pelo sobrenome “Dos Santos”.
A ginasta Daiane dos Santos, integrante da equipe Brasil Telecom, conquistou o direito à inclusão de seu nome ao elemento duplo twist carpado, apresentado oficialmente no Mundial de Ginástica Artística realizado em Anaheim, na Califórnia. O movimento terá o sobrenome “Dos Santos” incorporado ao código de pontuação da modalidade da FIG (Federação Internacional de Ginástica). O elemento, treinado incessantemente pela ginasta, recebeu a nota Super E (grau máximo de dificuldade) no Mundial e ajudou a “Pérola Negra” a conquistar o ouro com um total de 9.737 pontos, superando suas principais adversárias.
“Minha expectativa sobre o resultado era muito grande. Nem acreditei quando soube. Meu sonho se tornou realidade. Agora faço parte do livro da Federação Internacional de Ginástica e serei conhecida mundialmente. É uma grande vitória, mas não só minha, é do Oleg e de todos os que me apoiaram e acreditaram no meu talento, principalmente da Brasil Telecom, empresa que sempre acreditou em mim desde o início. Foram dois anos de muito esforço e superação”, declarou Daiane, emocionada.
Para Daiane, a única no mundo a desenvolver o elemento, essa conquista mostra todo o seu potencial. A ginasta da Brasil Telecom garante que já está treinando novos movimentos e que eles serão apresentados no ano que vem, nas Olimpíadas de Atenas.
“Será mais uma surpresa do Brasil para o Mundo”, afirmou.
A próxima exibição internacional de Daiane dos Santos será na etapa da Copa do Mundo na Alemanha, em Stuttgart, nos dias 28, 29 e 30 de novembro.
O elemento “Dos Santos”, é executado da seguinte maneira:
a) Corrida para iniciar a seqüência acrobática.
b) Execução do elemento chamado rodante, seguido do elemento flic-flac, como preparação para o “Dos Santos”.
c) Salto estendido para cima com uma meia volta no ar, executando então um duplo mortal para frente, com as pernas estendidas e próximas ao tronco.