19/11/2003 09h50 – Atualizado em 19/11/2003 09h50
Projeto de Lei proposto pelo vereador Alex do PT, em tramitação na Câmara Municipal de Campo Grande, prevê a criação do Prêmio Cidadania Universitária Ricardo Brandão a ser concedido às entidades estudantis que se destacarem na organização de recepções aos calouros, estimulando o exercício da cidadania, a preservação ambiental e a participação comunitária.
De acordo com o autor da proposição, o Prêmio Cidadania Universitária será atribuído anualmente em 25 de março. A premiação consistirá em placas de honras, que poder ser de diferentes modalidades, criadas pela Comissão Especial.
O vereador petista estabelece no artigo 2º do Projeto de Lei em tramitação no Legislativo, que, em nenhuma hipótese, a recepção aos calouros promoverá , incitará ou acobertará a pratica da violência, ou tratamento humilhante.
A intenção do líder da bancada do PT na Câmara Municipal, consiste em promover a integração entre calouros e veteranos na comunidade em que a faculdade instituto de ensino superior ou universidade se insere.
As iniciativas contempladas com o Prêmio Cidadania Universitária poderão abranger: programações culturais, esportivas e de lazer; recuperação de espaços públicos, como praças, áreas verdes, escolas, creches e outros equipamentos sociais; apoio a atividades de organizações não-governamentais, a crianças e adolescentes, pessoas portadoras de deficiências, aos idosos, moradores de rua, mulheres vítimas de violência e/ou grupos de pessoas; participação em ações e serviços de saúde; educação para os direitos humanos, e atividades que estimulem a participação dos estudantes na vida social e política.
Fonte:Agora MS