19/11/2003 10h51 – Atualizado em 19/11/2003 10h51
O cônsul-geral do Japão em São Paulo, Hirohito Ishida, em visita feita hoje pela manhã ao governador Zeca do PT, disse que seu país tem interesse em intensificar as relações culturais e comerciais com Mato Grosso do Sul. O diplomata frisou que o intercâmbio entre o Estado e o Japão já é bastante significativo, mas entende que é possível “aumentar essas relações para um nível mais elevado”.
Ishida salientou que sua vinda a Mato Grosso do Sul é conseqüência da visita feita em julho pelo embaixador japonês no Brasil, Tadashi Ikeda, quando prometeu se empenhar para trazer mais investimentos do seu país ao Estado. O governador Zeca do PT mostrou otimismo com a possibilidade de ampliar as exportações para o Japão, que tiveram um importante incremento nesse ano, em relação a 2002.
Zeca lembrou os esforços do governo para sanear as contas públicas e tornar o Estado competitivo, os investimentos em infra-estrutura, programas de atração de indústrias, o desenvolvimento do agronegócio e a potencialização do ecoturismo. “Sabemos que o Japão tem interesse nos grãos que produzimos, e também no álcool e açúcar. Mas queremos atrair os turistas japoneses para cá, para conhecerem o Pantanal e Bonito.”
Ferro e manganês – Em uma rápida apresentação, o cônsul obteve mais informações sobre os potenciais econômicos e turísticos do Estado, os projetos estratégicos para encurtar a distância entre o Brasil e o mercado asiático (rota bioceânica), canal por onde se pretende exportar ao Japão e outros países daquele Continente o ferro e o manganês do maciço de Urucum, em Corumbá, uma das maiores jazidas desses minérios do país.
Como prova de amizade, o governador presenteou o cônsul com um vaso de cerâmica kadwéu. “A cultura indígena diz que esse presente só deve ser dado para gente amiga, por isso estou oferecendo ao senhor.” Ishida retribuiu presenteando o governador com um leque pintado a mão retratando vôos de tsurus, as aves-símbolo do Japão.
Também participaram da audiência o deputado estadual Akira Otsubo (PTB), cônsul do Japão em Mato Grosso do Sul, Keiji Hamada, secretários de Produção e Turismo, José Antônio Felício, Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária, Eloísa Castro Berro, além de diretores da Associação Nipo-Brasileira. Os professores Eronildo Barbosa da Silva, Márcia Rubens e acadêmicos do curso de Relações Exteriores da FIC-Unaes acompanharam a reunião para ver como Mato Grosso do Sul vem conduzindo sua política externa.
Fonte:Midiamax News