19/11/2003 14h47 – Atualizado em 19/11/2003 14h47
A Embrapa Gado de Corte está orientando o produtor sobre métodos de plantio e cuidados na escolha da espécie forrageira, controle de invasoras e pragas e no manejo de formação. A primeira orientação é é preparar adequadamente o solo que vai receber a semente ou a muda. Os equipamentos a serem utilizados nesse serviço vão depender do estado da área e da forragem escolhida.
O solo deve ser nivelado, livre de invasoras e pouca palhada. Caso a área possua grande quantidade de palhada, ensina o pesquisador, o preparo do solo deve ser feito no mínimo 120 dias antes do plantio para que ocorra a decomposição dela sem interferir na germinação da pastagem. A época ideal para o plantio é entre este mês e janeiro.
O pesquisador Armindo Kichel diz que “a espécie forrageira deve ser adequada às condições de clima, solo, objetivo de uso e nível tecnológico da propriedade”. Ele alerta, ainda, que ao comprar um lote de semente é preciso procurar empresas credenciadas, prestar atenção no valor cultural por quilo da semente, selecionar as mais puras possíveis e enviá-las para análise em laboratório credenciado.
Fonte:Campo Grande News