20/11/2003 13h40 – Atualizado em 20/11/2003 13h40
Os índios terena da Reserva Buriti ocupam 800 hectares da fazenda Furnas das Estrelas, revelou à reportagem do Campo Grande News uma mulher que se apresentou como dona da área, identificada como Roseli. Há cerca de 100 policiais federais na região para cumprir mandado de reintegração de posse da área.
A fazenda pertence a Geraldo Corrêa da Silva, mas o filho dele, Aroldo, seria o responsável pela área. Conforme Roseli, os índios já estavam em 200 hectares da fazenda há 4 anos e em julho ocuparam outros 600 hectares. Ela informou que a fazenda está na área alvo de estudos antropológicos para avaliar se trata-se ou não de terra indígena. Há 11 fazendas, sete delas ocupadas por índios, que estão na área em avaliação por determinação da Justiça Federal. O juiz federal Odilon de Oliveira deve se posicionar sobre o litígio entre índios e fazendeiros até 18 de janeiro.
Conforme a proprietária, a Polícia Federal chegou à região ontem à noite. Uma equipe da Rotac (Ronda Tática da Capital), da Polícia Militar, foi para a fazenda por volta de 5 e faz rondas no acesso à Furnas das Estrelas, na rodovia que liga Sidrolândia a Nioaque.
A imprensa não tem acesso à área.
Fonte:Campo Grande News