20/11/2003 14h10 – Atualizado em 20/11/2003 14h10
Acontece no próximo dia 27, na Associação Rural do Vale do Rio Miranda, o Ciclo de Palestras da Cadeia da Carne de Mato Grosso do Sul. O evento vai discutir a exportação de carne bovina mundial, a posição atual do país no mercado internacional e região de Miranda, neste contexto.
Com a intenção de esclarecer a atuação da cadeia e do programa, o ciclo pretende também definir a situação atual dos municípios exportadores de carne de Mato Grosso do Sul.
Com as palestras A situação dos 14 municípios de MS para exportação da carne e Rastreabilidade – situação atual, conduzidas pelo técnico da DFA – Delegacia Federal da Agricultura, Heitor Lima e pelo Fiscal Agropecuário, também da DFA, Helinton Rocha, respectivamente.
Segundo Helinton Rocha, a fase agora é de avaliação e coleta de informações para melhorias, “precisamos entender o atual o sistema para nos enquadrarmos às exigências internacionais”. Rocha afirma também que identificar e certificar o rebanho são ações possíveis para pequenos e médios produtores. “A identificação animal também pode ser considerada um recurso de gestão administrativa na propriedade, pois ajuda a controlar o rebanho. Quanto ao custo da identificação e certificação, dependerá da técnica a ser utilizada”.
O Núcleo Gestor do programa é formado pela Acrissul, AMAS, ASBRAM, ASPNP, Banco do Brasil, DFA, Embrapa, FIEMS/SENAI, Famasul, Governo do Estado, através da Secretaria de Produção, Sebrae/MS, Senat, Sicadems, SIC, Sinidicouro, Senar e UFMS.