22/11/2003 07h38 – Atualizado em 22/11/2003 07h38
A Secretaria Municipal de Saúde de Dourados e o Comitê Municipal de Combate à Dengue estarão intensificando a partir da próxima segunda-feira as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue. O trabalho faz parte da Campanha Nacional de Combate à Dengue.
De acordo com a superintendente de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Maristela Farias, o índice de infestação predial de outubro em Dourados foi de 0,25%, abaixo do limite de tolerância que é de 1%, defendido pela Organização Mundial de Saúde.
Maristela lembra que a aproximação do período de chuva intensa preocupa a Secretaria Municipal de Saúde. “A chegada do verão aumenta as chuvas e este índice pode subir, o que nos preocupa bastante”, afirma o Maristela. As regiões com maiores índices são a Sulmat e a região do Jardim Guanabara.
A campanha que começa nesta segunda-feira vai até o dia 29 e durante toda a semana serão desenvolvidas ações como gincanas contra a dengue e apresentações dos grupos de Street Dance em parceria com a Funced. “Para assistir à apresentação, a pessoa deverá levar um criadouro como latinha, garrafas e pratos de plantas”, explica Maristela ao revelar que os criadouros recicláveis serão recolhidos pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e entregues à Cooperativa dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis.
Nesta campanha, o mutirão vai ser deixado ao segundo plano. “Não queremos apenas limpar o quintal das pessoas, queremos que elas se sensibilizem e se conscientizem de que o trabalho contra a doença é coletivo”, salienta Maristela. “Vamos primeiramente fazer uma avaliação destas ações, se percebemos que é necessária a limpeza, não deixaremos de faze-la”, completa.
Para finalizar a semana, haverá a corrida Contra a Dengue no parque Antenor Martins entre às 8 horas e o meio-dia. Os ganhadores receberão medalhas e troféus. “As ações da campanha nacional acabam dia 29, mas a atenção e o cuidado da população e da Secretaria Municipal de Saúde continuam e devem ser constantes”, alerta Maristela. “Ao longo de todo o ano são feitas atividades e mutirões de limpeza para sempre lembrar a população da responsabilidade que cada um tem no combate à doença”, finaliza a superintendente.
Recentemente o Ministério da Saúde divulgou que os casos dengue registrados entre janeiro e agosto deste ano, no Brasil, caíram 61%. No entanto, mesmo com a queda desse número, o ministério alerta a população para manter o combate ao transmissor da dengue.
Fonte:Dourados News