19.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 12 de maio de 2025

Zeca defende integração sul-americana via rota bioceânica

22/11/2003 08h46 – Atualizado em 22/11/2003 08h46

O governador Zeca do PT defendeu ontem à noite na Unaes (Faculdade de Campo Grande) a necessidade de o Brasil e os demais países da América do Sul começarem a pensar nas suas próprias potencialidades e em outras vias para o comércio internacional. “Fomos educados a olhar para o Atlântico e não para nós mesmos”, criticou o governador, numa alusão ao fato de as nações sul-americanas pensarem mais na Europa, no tocante ao comércio exterior, em detrimento da integração para atingir com mais eficiência o mercado asiático, via oceano Pacífico.

Zeca do PT apontou as duas opções do corredor bioceânico via Mato Grosso do Sul – Paraguai e Bolívia – como fatores determinantes na busca do mercado asiático pelos portos do Pacífico, principalmente os do Chile e Peru.

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Carlos Lessa, reforçou a análise do governador, destacando o Estado como estratégico no projeto bioceânico. “A integração começa por aqui [Mato Grosso do Sul]. Vocês [sul-mato-grossenses] são moradores de um dos pontos (locais) mais importantes para a integração”, explicou Lessa às pessoas que assistiam à sua palestra ontem à noite no auditório da Unaes.

Carlos Lessa disse que Zeca do PT tem sido destacado defensor da rota bioceânica. “Quero testemunhar o desempenho deste governador de trabalhar com diplomacia.” O presidente do BNDES acrescentou que Mato Grosso do Sul é um “laboratório” para a integração.

Fonte:MS Noticias

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.