27.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 12 de maio de 2025

Campanha do Laço Branco será lançada daqui a pouco

24/11/2003 07h35 – Atualizado em 24/11/2003 07h35

Hoje às 8h representantes de diversos organismos não-governamentais e do poder público devem partir da praça Ary Coelho, em Campo Grande, em caminhada por diversas ruas da cidade. O ato público marca o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher.

Na mesma ocasião, será lançada em Mato Grosso do Sul a campanha internacional do Laço Branco. O movimento, integrado somente por homens, tem como princípio básico que jamais seja cometido um ato violento contra mulheres e, ainda, que seja denunciado quem agir de forma diferente.

A campanha do Laço Branco foi criada no Canadá a partir de um trágico episódio ocorrido na Escola Politécnica de Montreal, em 1989. Um homem entrou em uma sala de aula e pediu para que os rapazes da turma se retirassem. As quatorze mulheres que permaneceram foram mortas com tiros à queima-roupa.

O caso gerou grande debate naquele país sobre questões relativas à violência de gênero. Foi dentro deste contexto que um grupo de homens de Ontario e Quebec decidiu criar o movimento (White Ribbon Campaign), com o objetivo de prevenir que outros massacres e violências deste tipo se repetissem.

A campanha já se estendeu por mais de 30 países, entre eles, Estados Unidos, Espanha, Noruega, Austrália, Namíbia, Finlândia, Japão, Dinamarca e Suécia.

No Brasil, sete organizações não-governamentais coordenam a campanha: Instituto Noos de Pesquisas Sistêmicas e Desenvolvimento de Redes Sociais (RJ), Instituto Promundo (RJ), Ecos Comunicação em Sexualidade (SP), CES (Centro de Educação para a Saúde – SP), Pró-mulher, Família e Cidadania (SP), Programa Papai (PE) e Rede Acreana de Mulheres e Homens (AC).

Fonte:Campo Grande News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.