10/12/2003 18h39 – Atualizado em 10/12/2003 18h39
O SEBRAE em parceria com a Prefeitura Municipal colocou em funcionamento o programa denominado DLIS – Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável, em Três Lagoas. O primeiro contato da equipe do DLIS ocorreu em 2 de outubro, que desde então vem promovendo reuniões com a população. Uma dessas reuniões ocorreu hoje (10), no período da tarde. Foi a quinta reunião do grupo. A palestra foi realizada durante encontro com costureiros industriais que estão se organizando para formar uma associação.
A União Três-lagoense de Associação dos Moradores – UTAM, foi responsável pela promoção da reunião, que aconteceu na Vila Vicentina.
COMO FUNCIONA
O programa consiste em estar apoiando qualquer projeto de desenvolvimento criado pela população organizada. Esse apoio estará viabilizando possíveis parcerias na parte jurídica e outras, desde que a população interessa entregue um projeto elaborado de sua cooperativa. “Com o projeto nas mãos, nós fazemos a parte jurídica e de busca por parcerias”, comentou Eliza.
A Consultora da Milênio, empresa contratada pelo Sebrae, Eliete Soares da Silva, juntamente com Francisco Alves Moura Sobrinha, que também participa do programa, informou que o projeto DLIS é composto por várias etapas, das quais estão incluídas: identificação do local, os potenciais e deficiências do município; mobilizar a comunidade para participar e apoiar projetos; estimular parcerias entre Estado, o mercado e a sociedade; criar um Fórum de desenvolvimento local; elaborar um plano de desenvolvimento e executar os projetos, pensando em novos empreendimentos.
Por enquanto, o projeto ainda está em fase de levantamento das potencialidades e dificuldades da região, “o importante é que toda a comunidade seja ouvida, e nós aproveitamos a oportunidade para mobilizá-la a participar do projeto”, disse a consultora.
O tema do DLIS é “Quem Faz Acontece”, no qual refere-se não só ao crescimento econômico, mas também ao crescimento humano e social do município.
Amanhã, será realizada uma outra reunião com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no anfiteatro da UFMS, às 19 horas.
A previsão do encerramento do Projeto é para março de 2.004, e “enquanto isso irão continuar as reuniões de mobilização da comunidade”, informou Elisa.
Esse projeto esta sendo implantado em Três Lagoas e Brasilândia. Segundo Eliza, Brasilândia já está bem mais adiantada, “lá já existem quase 30 pessoas participando do Fórum, mas olha a diferença entre o número populacional das cidades, isso que nós temos que mudar”, comentou ela.
FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO
Em Três Lagoas já está em funcionamento o Fórum de Desenvolvimento, que fica responsável em dar auxilio às cooperativas, tanto juridicamente quanto buscando apoio e parceiras às mesmas. O Fórum é composto por cerca de 30 pessoas, todas de Três Lagoas e esta aberto à qualquer pessoa que deseja participar e ajudar no desenvolvimento da cidade.
O SEBRAE
Além de estar promovendo o projeto DLIS, o Sebrae estará disponibilizando cursos de empreendedorismo aos integrantes do Fórum de desenvolvimento. Os cursos são: Liderar, Líder Cidadão e Saber Empreender, que estarão disponíveis ao valor de 1kg de alimento não perecível.