10/12/2003 18h21 – Atualizado em 10/12/2003 18h21
A equipe da Spectrum Zabor, Análise de Água e Combustíveis esteve na cidade hoje para analisar o combustível dos postos autorizados Taurus. O analista Jones Resende, explicou que, esse tipo de teste de controle de qualidade é obrigado por Lei, e que ele o promove por todo o Estado.
Os testes estão disponíveis a todos os clientes interessados. “Se o cliente pedir nós fazemos o teste na frente dele, o combustível é retirado na hora da bomba”, comentou Jones.
O posto Taurus passou em todos os testes de qualidade, e desde o início da semana está realizando um treinamento para trabalhar de acordo com o que se enquadra na portaria 248, pelas leis da ANP (Agencia Nacional de Petróleo).
“Depois desse curso os próprios funcionários vão poder estar efetuando esses testes, é só o cliente pedir”, declarou o gerente do posto Taurus, Adelar Kriger.
Jones informou que, esse controle de qualidade realizado pela rede de postos Taurus é bem rigoroso, e que o posto de Três Lagoas foi aprovado em todos os testes.
O CONTROLE DE QUALIDADE
Jones explicou ainda que, o teste de combustíveis é de acordo com o que consta na portaria 2 da ANP. Na gasolina o teste de controle de qualidade mede o teor alcoólico, que deve ter 25% apenas de álcool. No caso do diesel, é medido a massa específica, que deve estar entre 820 à 880 kg por metros cúbicos. O álcool também mede a massa específica, que pode variar 807,6 à 811 e o teor alcoólico que deverá possuir 7 ou 8% de água em sua composição.