21.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 23 de maio de 2025

Sindivest/MS faz balanço de 2003 e perspectivas para 2004

11/12/2003 10h52 – Atualizado em 11/12/2003 10h52

O Sindicato das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação do Estado de Mato Grosso do Sul – Sindivest/MS analisa como positivo o ano de 2003 para as indústrias do setor.

“No início deste ano traçamos uma série de ações que se tornavam necessárias para o desenvolvimento do setor, em diversas áreas, como gestão empresarial e da produção, desenvolvimento de produto, tecnologia, financiamentos, participação em Feiras e Eventos e, o essencial, uma melhor estrutura na qualificação da mão-de-obra.

Acredito que conseguimos concretizar várias delas este ano”, coloca José Francisco Veloso Ribeiro, presidente do Sindivest/MS.

No ano de 2002 o setor cresceu significativamente com 18%, no surgimento de novas indústrias e 22% na geração de empregos. “Podemos ressaltar as novas indústrias instaladas em Mundo Novo, Naviraí, Sidrolândia, Três Lagoas e Dourados que geraram, aproximadamente, 1.100 empregos”, diz Veloso.

Já em 2003 seis indústrias se instalaram em Campo Grande vindas de São José do Rio Preto/SP, São Paulo/SP e interior do Paraná, totalizando 1.200 novos postos de trabalho. Três Lagoas, com quatro novas indústria e 500 empregos gerados; e mais 10 indústrias montadas nas cidades de Dourados, Naviraí, Mundo Novo Selvíria, Nioaque, Sidrolândia e Rio Brilhante e 800 empregos diretos foram os destaques nesse ano, explica o presidente do Sindivest/MS. Para Veloso, esse crescimento só foi possível devido a manutenção da parceria com o Governo do Estado através de seus benefícios e incentivos e, também, com as prefeituras.

Já o trabalho realizado junto com entidades como Sebrae e Fiems resultaram em treinamentos e consultorias como o Projeto Setorial “Gestão da Produção” que contou com a participação de 12 filiadas; treinamento em Comércio Exterior, para 30 filiadas além de uma intensa participação no “Encontro da Moda”, “MS faz Tecnologia” e “Empretec”.

Em 2003 o crescimento da participação das indústrias filiadas ao Sindivest/MS e ao Sinvesul em Feiras e Eventos também foi bastante significativo. “Totalizando as participações na Fenit, Feimaco, Fenatec, Feisul, FeipanMS 2003 e Moda Brasil Centro-Oeste temos 120 indústrias que acreditaram na proposta de divulgar o produto fabricado aqui no Estado para a população sul-mato-grossense e, também, para outros Estado”.

No que se refere a convênios firmados e que beneficiaram o setor, Veloso ressalta o de Compras Governamentais, com o Sebrae, Senai e Governo do Estado; o de Transportes, com o Expresso Araçatuba; o de crédito com o Banco do Brasil; a criação do Centro Tecnológico do Vestuário, localizado no Centro de Formação Profissional “Marechal Rondon” do Senai; a manutenção do benefício fiscal, também com o Governo do Estado e o projeto Sindivest/MS Solidário, onde as empresas participam fazendo doação de retalhos para entidades filantrópicas e creches.

Já para 2004 as principais propostas são: continuar mantendo, através da diretoria do Sindivest/MS e parceiros, o foco no suporte às indústrias do vestuário, tecelagem e fiação de MS, desenvolvendo a capacitação dos empresários e colaboradores, nas áreas de tecnologia, gestão, produção, vendas, saúde e lazer, gerando emprego e renda em MS. É essencial lembrar o apoio que o setor vem recebendo dos empresários, parceiros e principalmente da Fiems e do Sebrae, cujos dirigentes tem sido incansáveis companheiros nessa caminhada de transformar o Mato Grosso do Sul em um dos estados que mais cresce e desenvolve no País, destaca José Francisco Veloso Ribeiro.

Fonte:Dourados News

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.