11/12/2003 10h03 – Atualizado em 11/12/2003 10h03
A situação da criança e do adolescente indígenas em Mato Grosso do Sul é a que mais preocupa o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), segundo revelou esta manhã, em Campo Grande, o representante do organismo no País, Salvador Soler Lostao, que está na cidade para divulgar o relatório sobre a situação da infância e adolescência no País. Lostao citou como um dos problemas principais a mortalidade infantil entre crianças indígenas, que, mesmo tendo diminuído nos últimos anos, ainda é bastante superior aos índices referentes às crianças brancas. Ele também comentou a preocupação com os adolescentes indígenas, que, segundo afirmou, abandonam a escola para trabalhar, ou ainda por conta de gravidezes não planejadas.
O representante da Unicef informou que a intenção é, junto com o Programa Guarani-Caiuá, desenvolvido no Estado, levantar sugestões, junto a comunidade, de soluções para os problemas, além de levar a radiografia da situação até o governo para que possam ser buscadas ações efetivas em benefício dessas populações. Na próxima semana, na segunda, terça e quarta-feira, Lostao visitará Dourados, a segunda maior cidade do Estado, que tem aldeias consideras representativas da situação problemática que os índios vivem.
Além de Campo Grande, o relatório sobre a situação da infância será lançado simultaneamente nas cidades de Salvador, Aracaju, Recife, João Pessoa, Maceió, Brasília, Natal, Fortaleza, Belém, Manaus. O documento global, Situação Mundial da Infância 2004, tem como tema a educação de meninas, que está entre as prioridades do Unicef e de mais de 190 países do mundo comprometidos com as Metas de Desenvolvimento do Milênio.
Fonte:Campo Grande News