13/12/2003 08h29 – Atualizado em 13/12/2003 08h29
A arte em sua essência, as cores e as formas dos objetos em um determinado local podem gerar um ambiente mais tranqüilo, receptivo e aconchegante quando utilizados de forma harmônica e equilibrada. Para a terapêutica holística, Noyde Pael Lopes é possível atrair bons fluídos no trabalho, em casa, em salas de espera de consultórios, clínicas, escritórios, utilizando materiais artísticos.
O assunto será apresentado com mais detalhes durante palestra na Biblioteca do Horto Florestal promovida pela Fundação Municipal de Cultura Esporte e Lazer – Funcesp, no domingo, dia 14, às 9 horas, com entrada franca. Com o tema, “Arte, Ambiente e suas Correlações”, a terapeuta pretende repassar ao público dicas, orientações e suas observações pessoais sobre a harmonização de ambientes e a influência dos materiais utilizados na construção, na decoração e na composição do ambiente sobre as emoções e comportamentos.
Noyde é pedagoga e pós-graduada em planejamento educacional e instrutora de oficinas de arte, entre elas a de mosaico. Ela acredita que a moradia é identidade de quem a habita. “A nossa casa é o espelho do nosso interior. Por isso quando estamos “desarrumados” com as nossas emoções, passamos isso para o nosso ambiente pessoal. Mudando o fluxo de energia dos quartos, da sala, da cozinha e de outros ambientes estamos contribuindo para o nosso bem-estar físico, mental e espiritual”, observa a terapeuta holística.
A terapeuta acredita que a consciência da relação direta entre o meio ambiente e saúde, bem-estar e equilíbrio emocional pode contribuir para que as pessoas usufruem de maior energia nos ambientes onde passam a maior parte do tempo. “A arte atua como um instrumento de harmonia e o ambiente como seu espaço de manifestação”, observa Noyde.
Fonte:MS Noticias




