15/12/2003 10h13 – Atualizado em 15/12/2003 10h13
O governo estadual, através do secretário de Justiça e Segurança Pública, Dagoberto Nogueira Filho, juntamente com o coordenador de perícias, Edi Ederaldo de Almeida, inaugura quarta-feira, às 9 horas, as novas instalações na Coordenadoria de Perícias, em Campo Grande, formada pelo Instituto Médico Legal (IML), Instituto de Criminalística e pelo Instituto de Identificação.
A secretaria de Justiça e Segurança Pública reformou as instalações da unidade para realização de exames necroscópicos e a câmara fria para conservação de corpos no IML.
Foram compradas macas de aço para colocar os cadáveres e duas mesas para necropsia do tipo pantográfica, que permitirá a movimentação total das mesmas, facilitando o trabalho dos médicos legistas. Foi instalado, também, um exaustor para retirada de odores no ambiente, que será refrigerado. Na área haverá um Raio-X móvel que facilitará os exames radiológicos, auxiliando na localização de projéteis.
No IML construiu-se uma câmara fria que contará com dois compressores, com funcionamento independente, impedindo a interrupção do resfriamento do ambiente, mesmo em períodos de manutenção de um dos motores.
A câmara fria era reivindicação antiga dos legistas e auxiliares de perícias, tendo em vista que as antigas câmaras sempre apresentavam problema de funcionamento e resfriamento inadequado.
Pelas mesas antigas já haviam passado mais de 14 mil corpos para serem periciados. Os equipamentos antigos estavam sendo usados desde a inauguração do Instituto, há cerca de 20 anos.
A solenidade de inauguração será na avenida Senador Filinto Müller, 1530, Jardim Ipiranga, após o Lago do Amor, em Campo Grande.
Fonte:MS Noticias