15/12/2003 08h18 – Atualizado em 15/12/2003 08h18
Uma inocente ingestão de líquidos, sejam bebidas gaseificadas geladas ou quentes, ou até mesmo alimentos em excesso, podem provocar o aparecimento repentino do soluço.
Quando ele chega, muitas dúvidas começam a surgir quanto à maneira mais eficaz de acabar com o problema. E, na verdade, dicas populares como o susto, por exemplo, podem realmente resolver a situação.
De acordo com o gastroenterologista Arnaldo Ganc, do Hospital Albert Einstein, de São Paulo capital, qualquer coisa que dificulte a respiração e, conseqüentemente, aumente a quantidade de gás carbônico no organismo, pode interromper a crise, pois inibe a irritação do nervo frênico. Dar um susto em quem está soluçando provoca um processo que libera uma carga de adrenalina, o que também pode fazer o nervo voltar ao normal.
Mesmo assim, há soluços mais persistentes, causados por insuficiência renal, hérnias de hiato, refluxo gastroesofágico, pós-operatório com irritação do diafragma, que, para serem eliminados, podem exigir técnicas mais específicas. Recomenda-se, nestes casos, uma consulta médica com um especialista.
Fonte:Unimed Paulistana